quinta-feira, 21 de março de 2013

Estratégias de apropriação do espaço

PARKOUR


O Parkour (Le Parkour) ou a arte do rápido deslocamento é uma atividade cujo objetivo é se deslocar de um ponto a outro de forma rápida e eficiente. A prática recebeu esse nome em 98 quando David Belle, juntamente com os praticantes de vanguarda, trouxeram para a as ruas francesas uma adaptação para o meio urbano das técnicas de salvamento e resgate utilizadas em treinos militares. O praticante, traceur (homem) ou traceuse (mulher), utiliza de seu corpo para ultrapassar obstáculos da maneira mais natural possível, utilizando e desenvolvendo as habilidades físicas do corpo humano, ao mesmo tempo em que discerne quais métodos de transposição oferecem menor risco ou maior eficiência durante o trajeto. Requer muita concentração e dedicação, pois qualquer falha pode causar sérios danos a seu praticante.


DERIVA


A deriva é um método para romper com a racionalidade das representações dominantes do espaço. Formulada, basicamente por Guy Debord em 1958, está ligada a uma percepção-concepção do espaço urbano enquanto labirinto: espaço a ‘decifrar’. O conceito de deriva está indissoluvelmente ligado ao conhecimento dos efeitos de natureza psicogeográfica. Uma ou mais pessoas se entregando à deriva renunciam, por uma duração mais ou menos longa, às razões de se deslocar e de agir que elas conhecem geralmente para se deixar ir por solicitações do terreno e dos encontros que lhe correspondem. Mas a deriva, na sua unidade, compreende ao mesmo tempo este se deixar levar e sua contradição necessária: a dominação das variações psicogeográficas pelo conhecimento e o cálculo de suas possibilidades. 


FLÂNEUR



'' (...)Flanar é ser vagabundo e refletir, é ser basbaque e comentar, ter o vírus da observação
ligado ao da vadiagem.
(...)É vagabundagem? Talvez. Flanar é a distinção de perambular com inteligência. Nada como o
inútil para ser artístico. Daí o desocupado flâneur ter sempre na mente dez mil coisas
necessárias, imprescindíveis, que podem ficar eternamente adiadas. (...)'' (A rua - João do Rio)


Flâneur é uma palavra do francês usada para se referir a homens com um certo comportamento peculiar. Esse estilo de vida foi assim chamado pelo poeta Charles Baudelaire. Flanar é vagar pelas ruas não simplesmente caminhando, é andar observando tudo à volta. O flanêur é um amante das ruas que repara em detalhes que para outros cidadão passam despercebidos. Ele valoriza objetos, lugares, pessoas que o observador comum já não repara, por fazerem parte de uma rotina. O flâneur é simplesmente uma pessoa que vê o mundo com olhos diferentes da maioria da população, a sua visão é com riqueza de detalhes, e detalhes nas coisas mais simples.









FLASH MOB



Flash Mob trata-se de uma aglomeração instantânea de pessoas em um local público para realizar uma ação previamente organizada, normalmente, em redes sociais. Para efeitos de impacto, a dispersão geralmente é feita com a mesma instantaneidade. Seus objetivos são diversos, desde os com engajamento social até os mero comemorativos, como o Flash Mob de Inauguração do Circuito Cultural Praça da Liberdade em Belo Horizonte, disponível no link:http://www.youtube.com/watch?v=l9JmJT9XcR0


Bibliografia: 

Associação Brasileira de Parkour <http://www.abpk.org.br> Acesso em: 21 de Março de 2011 às 18:00. 


<http://www.overmundo.com.br> Acesso em: 21 de Março de 2011 às 18:35. 


<http://www.geografia.fflch.usp.br> . Acesso em: 21 de Março de 2011 às 19:00. 


<http://thepassionfordesigndraft.tumblr.com> Acesso em: 21 de Março de 2011 às 19:15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário